Inovação: Teoria e Prática

10 Agosto de 2021
Fala, galera!
Quando pensamos em inovação, pensamos em algo totalmente novo, disruptivo e genial. Mas a verdade é que inovação pode (e deve) ser simples. O conceito de inovação vem de fazer algo novo, seja um produto, serviço ou processo, não necessariamente tendo relação com algo construído do zero.
Por isso, nem sempre reconhecemos quando inovamos no dia a dia. Mudar um processo no trabalho para torná-lo mais ágil, incorporar no dia a dia uma ferramenta que nos auxilie a chegar no nosso objetivo ou redesenhar um produto para alcançar o cliente com maior facilidade já é um exemplo de inovação. Dessa forma, acredito que você já colocado em prática algo inovador no seu dia a dia, acertei?
É muito importante falarmos sobre inovação e as formas de inovar, para que isso se torne cada vez mais simples, acessível e prático para todos. Mas como despertar práticas de inovação no ambiente que me cerca?
- Observe atentamente o ambiente que faz parte sua rotina, perceba se é um ambiente aberto à novas ideias, acolhedor e interessado ou se é um ambiente mais fechado, sem abertura e resistente;
- Livre-se de preconceitos, deixe de lado os julgamentos que você possui sobre determinada tarefa ou ferramenta;
- Leve em consideração o que já foi feito até aqui, mas não se prenda a isso. Permita-se mudar se o benefício for maior do que o prejuízo de manter o processo do jeito que está;
- Não trabalhe sozinho. Um time reunido por um mesmo propósito, é capaz de solucionar um problema com muito mais assertividade e agilidade.
Essas são algumas dicas de como incluir a inovação no seu dia a dia. Vale lembrar que com pequenos passos vamos longe!
Tem alguma dica? Escreva pra gente em: [email protected] 😊