Tipos de Inovação

10 Agosto de 2021
Fala, galera!
O start do nosso blog sobre inovação, mas você sabia que existem tipos de inovação? E cada um tem um propósito? Continua lendo que vamos te contar alguns deles.
- Inovação Incremental: esse tipo de inovação é aquele que faz melhorias em produtos já existentes, com baixo custo e menos riscos. Essa inovação é aquela de pequenas e constantes mudanças, buscando um aumento na produtividade ou assertividade do processo. Por exemplo, essa inovação se assemelha àquelas alterações que fazemos nas lojas de conveniência, buscando adequar os produtos de acordo com o que o cliente terá mais interesse, ou o que está em oferta, etc..
- Inovação Disruptiva: essa inovação é mais arriscada, que causa uma mudança significativa no processo, criando uma nova realidade. Essas soluções normalmente são escaláveis, sofrendo adequações e alterações constantes, seguindo o movimento do mercado. Os nossos robôs, que automatizam os processos de lançamento de notas, são exemplos de inovação disruptiva. Iniciamos com a automatização do lançamento de um tipo de nota, e hoje já temos robôs auxiliando em várias atividades, proporcionando crescimento ao nosso time e entregas mais ágeis.
- Inovação Radical: essa inovação busca revolucionar o funcionamento da empresa e a dinâmica do mercado. Isso ocorre quando a empresa realiza mudanças nos produtos ou serviços oferecidos, mudando o relacionamento entre os clientes e fornecedores. Esse é um processo que acontece a longo prazo, e demanda muita estratégia. Neste sentido, a SIM busca refletir bastante sobre onde estamos e onde queremos chegar, sendo mais que uma rede de postos, e sim nos tornarmos uma rede de varejo.
Você sabia desses modelos de inovação? Consegue se imaginar aplicando algum deles no seu dia a dia?
Escreva pra gente em: [email protected] 😊